Isolada, comunidade recupera estrada rural e se expõe sem máscara
“Ninguém aparece”, se queixa o cidadão João (ele não informa o sobrenome), do Acuípe do Meio, em vídeo que circula nas redes sociais. “A comunidade cansou”, assegura, ao justificar a ação que decidiram realizar na estrada que liga a zona urbana à comunidade. “Estamos fazendo isso para ver se tem uma chance melhor”, afirma no vídeo. “Este é o nosso recado para o prefeito e secretários que esquecem a comunidade”, protestou.
A estrada do Acuípe do Meio estava ainda mais intransitável nas últimas semanas, em função das chuvas que caíram sobre a cidade. Cansados, os moradores decidiram recuperar um dos trechos mais afetados. Apesar de ganhar repercussão agora, a gravação foi feita no último dia 7, durante uma semana dura para Ilhéus na pandemia. Observa-se no vídeo que a maior parte dos responsáveis pela iniciativa não usava sequer máscaras de proteção para realizar a operação ”recupera estrada”.
Ilhéus tem mais de 1.200 quilômetros de estradas vicinais, segundo dados da Prefeitura. Recuperá-las sempre foi um drama para todos os gestores municipais. Inclusive por aqueles que um dia disseram – e convenceram a população durante a campanha – que seria possível ser e fazer diferentes.